ENTREVISTA COM ELAINE AGUIAR: EMPODERAMENTO FEMININO

Google

Ultimamente tenho abordado muito o assunto de empoderamento feminino aqui no blog, mas ainda assim, encontro muitas pessoas com dúvidas sobre o significado, ou o quanto essa palavrinha pode mudar sua vida. Portanto, para tirar todas as dúvidas sobre esse assunto, entrevistei a Coach de empoderamento e especialista em carreira, Elaine Aguiar.

Acompanhem nosso bate papo:
Lamo: Afinal, qual é o significado do empoderamento feminino?

Elaine: É a mulher ter consciência do seu valor e poder pessoal. Esse poder que todas nós temos, que é o poder interno, o poder de ser ela mesma, de ser o que ela quiser e tomar posse dos seus direitos. É uma transformação pessoal, pois quando ela se empodera, ela empodera outras mulheres.

Lamo: Como surgiu o empoderamento feminino?

Elaine: Surgiu há bastante tempo, desde quando foi criado o Dia Internacional da Mulher em 1911 em Nova York. Desde então, continuamos aqui, quebrando tabus, conquistando nosso espaço que já é por direito nosso. Entretanto, o nome "empoderamento" começou a ser mais divulgado quando a ONU lançou os princípios do Empoderamento das Mulheres em 2010.

Lamo: Qual público o empoderamento está ligado?

Elaine: Todos os públicos. Não tem idade e penso que já deve começar cedo, na forma de educar as meninas ainda quando crianças. Claro que a abordagem deve ser na linguagem delas, mas é importante que elas já saibam sobre seus valores.

Google
Lamo: Quais são os benefícios do empoderamento?

Elaine:
Autoestima elevada, amor próprio abastecido, consciência do seu valor. A mulher empoderada se preza, se respeita e ajuda outras mulheres. Também tem a vida profissional realizada, pois ela se encontra e não se limita. Seus relacionamentos são saudáveis, pois se identifica algum tipo de abuso, emocional, físico, ou que não a acrescenta, ela simplesmente não permanece. São mulheres mais fortalecidas e seguras.

Lamo: Feminismo e empoderamento são a mesma coisa?

Elaine: Não, embora tenha semelhanças e ainda sim se confundem muito, empoderamento é algo pessoal, interno, é o poder sobre si, a busca pela força dos seus sentimentos. Feminismo é um movimento que quando surgiu foi de caráter político. A semelhança entre eles é a luta pela equidade de gêneros, pois os efeitos de uma cultura marcada pela diferença de gêneros fez com que desde a convivência familiar até a escolar, que milhares de mulheres crescessem com sentimento de inferioridade aos homens.

Lamo:
Quando você descobriu que tinha o dom para empoderar mulheres?

Elaine: Desde que me encontrei e descobri meu propósito de vida. Primeiro conheci o coaching, e essa experiência foi transformacional para mim como ser humano. O processo me permitiu ter uma outra visão de vida, a me libertar de crenças e sentimentos, enfim, me propôs um amadurecimento pessoal e me tornei muito melhor. Depois que comecei a atuar, o meu público predominante são mulheres e muitas questões como relacionamentos, autoestima, insatisfação sexual, insegurança financeira, indecisão de carreira, são presentes nos atendimentos. Então decidi criar algo específico, que atendesse a todas as mulheres. Estudei casos, situações e até analisei experiências que já vivi, ai comecei a testar e deu certo, surgiu o Empodere-ser, um programa de empoderamento feminino que atende todas as necessidades e desejos das mulheres.

Primeiro de tudo quero agradecer a disponibilidade e a atenção de Elaine. Esperamos que em breve possamos trazer mais convidados para sessar as dúvidas de vocês! E caso você ainda tenha dúvidas sobre o assunto, deixe nos comentários. 

Nenhum comentário:

• Não serão aceitos comentários grosseiros
• Deixe o link do seu blog ao final do comentário
• Parcerias só em contato

Tecnologia do Blogger.