Qual é sua meta desse mês? 1000 curtidas na FanPage? Dois mil seguidores no Instagram? Três mil inscritos no Youtube? Pois é, parece que o mundo dos blogueiros e youtubers se tornou uma competição de quem tem mais números nas redes sociais.

Para você ser uma blogueira renomada e conseguir parcerias com as lojas, você precisa de muitos seguidores nas redes sociais, mas isso é bem errado, pois números não são tudo na blogosfera e seu número de seguidores não define quem você é!

No começo da blogosfera eu dava muuuita importância para seguidores, tanto, que trocava curtidas com aquele tradicional “segue de volta”. O desespero era grande, pois eu achava que se tivesse mil seguidores, seriam mil pessoas lendo meu blog, mas não, não é bem assim. Números são só números e não vão definir quem você é, então não deixe isso tachar você como uma blogueira chata que só pensa em números, números e números.

Não irei ser hipócrita ao ponto de falar que números são ruins, pois não são, mas não podemos deixar eles tomarem conta de nós. Um número bom de seguidores pode sim influenciar em uma parceria com uma loja bacana, mas pense comigo; há tantas páginas por ai com mil curtidas, entretanto, repletos de seguidores fantasmas, que nem interagem.

Então minha dica é: não se desespere para conseguir seguidores ou curtidas, se preocupe apenas em fazer um conteúdo de qualidade. Foque na divulgação, mas não mendigue likes. Tudo irá se recompensado com o seu esforço ♥