Responsive image

8 palavras para conhecer e se empoderar

5 comentários

Aqui no lamoonier falamos muito sobre empoderamento feminino, e até explicamos neste post aqui a importância e o significado dele, mas há algumas palavras muito importantes que compõem esse movimento, palavras que muitas vezes ouvimos falar mas não sabemos o real significado delas. Para esclarecer de uma vez por todas, decidi explicar neste post o significado de todas elas,para que você mulher possa conhecer mais sobre o movimento e se empoderar cada vez mais.

1- FEMINISMO
Um assunto tão falado, uma palavra tão ouvida mas que poucos sabem o real significado, a palavra feminismo significa movimento político filosófico e social que defende a igualdade de direitos entre mulheres e homens (de acordo com o site significados.com) ou seja, feminismo é um movimento que defende os direitos iguais de homens e mulheres sendo eles direitos políticos e sociais. leia mais sobre o feminismo aqui.

2- EMPODERAMENTO
Já explicamos o que ele é neste link aqui mas não custa reforçar né? empoderamento é a capacidade de qualquer indivíduo realizar as mudanças em si próprio para evoluir e se fortalecer, ser dono das próprias escolhas e saber o seu próprio poder. Para "simplificar" é como se fosse uma emancipação individual onde você é dono das suas escolhas, você mulher e dona de si mesma.

3- MACHISMO
Atitude ou indivíduo que não admite a igualdade social, sendo elas direitos para os homens ou mulheres (sim existem mulheres machistas) sendo machista a pessoa que é contra o feminismo.

4- GASLIGHTING
Muito conhecida em relações abusivas,e a violência emocional por meio de chantagens emocionais e manipulações levando a vítima a achar que enlouqueceu e duvidar do seu senso de realidade, suas próprias memórias e concepções.

5- SORORIDADE
A palavra sororidade significa a união entre mulheres visando combater a rivalidade feminina e a competição que é estimulada pela mídias sociais e televisivas.

6- SLUTSHAMING
É o pré julgamento que temos contra as mulheres, por exemplo, quando você julga a sua amiguinha por ter ficado com tantos caras em uma noite, você está praticando o slutshaming.

7- EMPATIA

Ser colocar no lugar do outro,e tentar compreender as ações e sentimentos do outro, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro o indivíduo. Pois vocês já imagina o que acontece com a falta dela, muito pré julgamento sem ao menos conhecer o outro lado da história.

8- FEMINICÍDIO
Femicídio ou feminicídio é um termo de crime de ódio baseado no gênero, amplamente definido como o assassinato de mulheres.

Você já conhecia o significado de algumas delas? me conte aqui a baixo ;)

5 comentários :

  1. Que post amorzinho ❤️
    Eu adoro o tema feminismo! Tanto falar quanto ler, meu Deus, o feminismo é algo extremamente importante para toda nossa sociedade, para o mundo melhorar, para respeito e igualdade social!
    E mesmo assim, é pouco especificado, tão bom ver um post desses, dá vontade de divulgar pra todo mundo.
    Beijos, paraliseiobico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim carla o feminismo e muito importante, é uma pena poucas pessoas não saberem o real significado dela.

      Espalha ele sim ♥ beijos

      Excluir
  2. Tenho tentado aplicar a empatia no meu dia a dia e confesso que é muito difícil, mas não pretendo desistir pois sei que vale a pena.

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse post!! Sempre bom revisar os conceitos, ainda mais num post todo fofinho e cheio de gifs. Amo demais teu blog!

    Check-in Virtual

    ResponderExcluir
  4. Aaaaah que legal, várias dessas palavras eu ainda não conhecia.
    De todas, a que eu mais uso é a EMPATIA.

    https://juniaqueiroz.blogspot.com/

    ResponderExcluir

• Não serão aceitos comentários grosseiros
• Deixe o link do seu blog ao final do comentário
• Parcerias só em contato