Responsive image

Empoderando mulheres através da fotografia

22 comentários

Esse é um dos primeiros posts da série #indiquemulheres onde irei indicar e apresentar projetos e trabalhos feitos por mulheres com temáticas ligadas a autoestima e empoderamento. Através de algumas pesquisas no Instagram achei o projeto da Belle Maia. Fotógrafa do Rio de Janeiro, formada em Fotografia pela Estácio de sá, que através de um trabalho de conclusão de curso decidiu criar o projeto espelho eu, que empodera as mulheres através da fotografia.

Tudo começou com o projeto de conclusão da Belle, onde ela fotografou 20 mulheres e entitulou o projeto de "Amor Próprio". O objetivo do projeto era resgatar a autoestima dessas mulheres através da fotografia.VEJA O TCC DA BELA AQUI! 

A ideia do projeto e do tcc surgiram através de experiências pessoais da Belle. Ela começou a fazer terapia, descobriu o amor próprio e depois dessa experiência decidiu ajudar outras mulheres a fazerem o mesmo. "Comecei a fazer terapia e descobri um novo mundo!", a fotógrafa conta.
Os ensaios femininos já faziam parte do trabalho da Belle antes do projeto mas depois do "Amor Próprio" sua perspectiva de ensaio mudou e ela passou a fotografar mulheres de uma maneira diferente.

"QUERO QUE SEJA UMA EXPERIÊNCIA, UM MOMENTO DE AMOR E DE VOCÊ SE RECONECTAR COM VOCÊ MESMA" - BELLE MAIA, FOTÓGRAFA.
Ensaio feito pela fotógrafa- arquivo fotográfico.

O projeto espelho eu aborda a fotografia feminina de forma diferente. A fotógrafa explica que a fotografia feminina é vista por muitas vezes de uma forma erotizada e machista: "Ao mesmo tempo o mercado de fotografia sensual não ajuda a empoderar essas minas! Tudo é muito sexualizado, colocando as mulheres objetificadas " explica.

Através dos ensaios as mulheres passam a se olhar de outras formas, a enxergarem não somente seus defeitos mas acima de tudo suas qualidades. São ensaios empoderadores e que tem uma pegada sensual, mas quem decidi isso é a mulher fotografada. O foco é mostrar quem é você através da fotografia.

Ensaio feito pela fotógrafa- arquivo fotográfico.

As sessões duram cerca de 2 a 3 horas e são feitas em locais fechados. O estilo das fotos é um estilo descontraído, simples e sem muitas produções. O ideal é você olhar para a fotografia pronta e pensar "ESSA SOU EU".

O projeto só tem dois meses e já é um sucesso. A belle conta sobre uma cliente em especial que fotografou: " A Pri confiou em mim de olhos fechados! Nós nunca tínhamos nos visto, ela não conhecia minhas fotos (até porque eu não tinha o portfólio dos ensaios ainda) e ainda assim ela topou agendar o ensaio. Foram fotos tão desejadas por ela! Ela mergulhou em si e foi lindo! Foi incrível!!! Sou muito grata por experiências como essas!". Incrível né?

"Pri" a cliente que inspirou mais ainda a Belle.
A belle que ir longe! Com o projeto ela pretende viajar o brasil e incentivar cada vez mais as mulheres a amarem cada pedacinho de seus corpos.

Saiba mais sobre o projeto:
Para saber mais sobre o projeto acesse o site: www.espelhoeu.com.br
Para agendar o seu ensaio, mande uma mensagem através do whats para a bella: http://bit.ly/whatsapp-EspelhoEu

22 comentários :

  1. Adoro esse tipo de projecto. Devemos sempre realçar o que de melhor há em nós. Estas fotografias são a prova de que a Belle está a conseguir isso! Estão lindas! Simples, mas poderosas!

    Amei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também amo pati, não e atoa que trouxe essas coisas maravilhosas aqui para o blog <3

      Excluir
  2. Que projeto bacana! Se ela vier para São Paulo, quero participar também!! É super importante a mulher se amar.
    E parabéns por esse projeto, Grazi! Vou ficar no aguardo de mais posts como esse! ;)
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E muito incrível né? sou loca para participar hehe e tomara que ela venha logo para sp

      Excluir
  3. Concordo plenamente com a parte do texto onde fala que infelizmente a fotografia feminina é sexualizada.
    Amei a idéia da fotografa e a sua tbm, de divulgar projetos desse tipo aqui no blog. Vou gostar de ver os próximos posts dessa série <3
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha curtido leslie, em breve terá mais post dessa série aqui no blog ♥

      Excluir
  4. AAAAAAAAA que fotos lindas! Queria ter esse talento, hahah, amo fotografia <3 Acho importantíssimo temáticas de emponderamento feminino, poder feminino é essencial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria também ter esse dom haha ... fazer o que kk

      Excluir
  5. Oii Grazi, primeiro de tudo eu gostaria de parabenizar o seu blog. Acredito que eu ainda não tinha passado por aqui. E eu adorei a temática do blog e o conteúdo que você anda produzindo. Acredito também que cada vez mais precisamos falar sobre isso. Eu adorei a ideia do projeto de amor próprio através da fotografia. Inclusive tem muitas mulheres procurando fazer para conseguir exatamente isso.. se amar! Parabéns. Beijo beijo

    www.verdadeescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca que essa seja a primeira vez de muitas que vou ver você aqui viu? <3 beijos

      Excluir
  6. Acho tão incrível como a fotografia pode trazer esses sentimento maravilhosos em nós... Confesso que não me sinto nada empoderada, meu sonho é arranjar uma graninha extra e poder me ver retratada pelo olhar de uma fotografa! Amei o post.
    Beijos,
    Ka.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen que isso mulher haha, olha você pode começar tirando você mesma umas fotos suas viu? você é linda acredite nisso ♥

      Excluir
  7. Que projeto lindo, que olha e sensibilidade dessa fotógrafa, principalmente na sociedade que vivemos onde existe um estereótipo "padrão", acho super importante o amor próprio, se gostar do jeito que é. E que surjam mais e mais projetos como esse, e que mais pessoas como tu, Grazi, tragam visibilidade pro assunto. Amei.
    Blog Vic Israel // Facebook // Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vic obrigada pelo seu comentários, as fotos da belle são realmente lindas ♥

      Excluir
  8. Eu sou amante de fotografia, e ver fotógrafas criando projetos aqui que ajudam na autoestima é maravilhoso. Amei conhecer o trabalho dela e cerca algumas das fotos, pois é algo realmente lindo! Espero que traga muitas outras fotógrafas para esse quadro...

    Ah, já que está falando nisso, eu não consegui não pensar em um dos projetos da minha fotógrafa favorita: se chama Zodíaco e foi criado pela Tyta Montrase. Ela até tem um vídeo no canal dela falando em como escolhe as modelos e que não importa ser magra, gorda, branca, negra... <3 acho encantador!!

    Beijos :-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas luana, não só fotografas mais escritoras,tatuadoras ...

      adorei a indicação, sem dúvidas vou procurar ♥

      Excluir
  9. Gente, que trabalho incrível! Já futriquei o site inteiro do projeto e estou apaixonada *-* obrigada pela indicação Grazi!

    ResponderExcluir
  10. Oi Grazi, tudo bem? Que projeto mais interessante. Acredito que as mulheres devem sim se unir e divulgar ainda mais o conceito de empoderamento. Sendo pela fotografia melhor ainda. Conhece o desnudese? É no instagram e também tem o objetivo de fazer com que as mulheres tenham mais amor próprio, se admirem e sintam-se capazes de conquistar seu lugar na sociedade. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela indicação erika, não conheço e já estou indo conhecer, beijos ♥

      Excluir
  11. Esse tipo de projeto é tão incrível e lindo. Somos lindas do jeito que somos não importa peso, idade ou cor e temos que se amar por isso. Ficaram lindas as fotos!

    ResponderExcluir

• Não serão aceitos comentários grosseiros
• Deixe o link do seu blog ao final do comentário
• Parcerias só em contato