O que fazer quando alguém próximo de você está em uma relação tóxica? A vontade é tirar a pessoa a força daquele relacionamento ruim e acabar com todo aquele sofrimento, mas não é algo tão simples assim, requer cuidado, tempo e compreensão. Por isso montamos um mini guia onde você vai poder ajudar uma pessoa que passa por uma relação abusiva a sair dela, antes vamos deixar uma coisa bem clara, a maior parte desse processo terá que depender da pessoa, o seu papel nessa história é apoiar, Vamos juntas?
Caso você nunca tenha passado por uma relação abusiva, há algumas questões que você precisa entender. Para a vítima é muito difícil enxergar que ela se encontra em uma relação abusiva. para ela a maioria das ações ruins de seu parceiro é culpa dela, isso acontece por que o abusador faz gaslighting com a vitima fazendo com que ela duvide de si própria ((entenda o que e gaslighting aqui). Pode chegar um momento que a vitima irá reconhecer que tem algo de errado mas aí será outra luta, conseguir admitir isso e ver que aquela relação não há faz bem, por isso a importância de você ajudar e se manter presente.
QUESTIONE A SUA AMIGA SEM MEDO

O FOCO É A VITIMA

O foco não é o abusador, e sim a vítima! Não entre em contato com o abusador querendo buscar satisfações ou dar conselhos, isso só vai piorar a situação, a intenção e proteger a vítima e não planejar um plano de vingança contra o abusador. Quanto mais você ignorar o abusador e não manter contato com ele nem ir atrás melhor será para você, e para a sua amiga.
MOSTRE A ELA O QUANTO ELA É INCRÍVEL

Sua amiga precisa enxergar o quanto ela é incrível e que ela não merece passar por aquele relacionamento. A lembre-se disso, se possível lembre-a como ela era antes de conhecer o abusador, sempre procurando não a julgar e mostrando como ela pode ser sim feliz sem ele. As vitimas de uma relação abusiva costumam se esquecer de quem eram antes da relação, acabam perdendo sua identidade, você a apoiando pode trazer essa personalidade dela novamente.
APOIE AS DECISÕES DA SUA AMIGA

Sua amiga decidiu mesmo assim depois dos seus conselhos continuar com o abusador? Procure não a julgar e continue presente ao lado da sua amiga, mesmo afastada continue observando de longe e sempre procure mostrar através de muita conversa e compreensão para a sua amiga que aquela relação não é saudável.
MAIS INFORMAÇÕES: http://www.loveisrespect.org/for-someone-else/help-a-friend/
Nenhum comentário
Postar um comentário
Deixe sua opinião a baixo: