Destaques

Clube Lamoonier

12.3.18

Precisamos conversa sobre rivalidade feminina

Ilustração de: Kelly marcelle maika 

Não dá mais para adiar, precisamos falar sobre rivalidade feminina. Eu cresci acreditando que outra mulher na qual não estivesse incluída no meu circulo social fosse minha inimiga, aprendi errado, ainda bem que o tempo passa para eu poder olhar para trás e vê que os pensamentos que eu tinha eram errados. Há muitas meninas, adolescentes e mulheres que acreditam na rivalidade feminina, ou pior, pratica ela. 

Mas por que isso acontece? De onde vem? Passamos pelo os mesmos problemas e situações diariamente e mesmo assim enxergamos outra mulher como rival, por quê? 

A rivalidade feminina nos acompanha desde de pequenas quando assistimos desenhos onde sempre tem a bruxa má que tenta acabar com a felicidade da mocinha, depois viramos adolescentes e nos deparamos com filmes americanos onde sempre há uma rivalidade feminina escancarada através de planos maléficos para acabar com o outro grupo de mulheres, ou tirar a popularidade de uma garota da escola, ou então pior, viram rivais por gostar do mesmo garoto.

Imagem de empowerment, feminism, and gif

É Claro que a mídia também não ajuda, principalmente a televisiva que mostram novelas onde sempre há duas rivais disputando algum homem, algum posto no trabalho, alguma popularidade,. Mulheres estão disputando o tempo todo, o melhor cabelo, o melhor corpo, a melhor roupa, o melhor namorado, o melhor posto de trabalho. Quem nunca passou pela temida lista da mais bonita da sala no ensino médio/fundamental? 


COMO DESFAZER ISSO? 
destiny's child dancing GIF

E uma desconstrução diária, precisamos cada vez mais debater e falar sobre isso, e fazer com que as mulheres saibam o que é sororidade, mas há algumas coisas que você pode fazer para começar a praticar mais a sororidade feminina. 

Segundo o site significados.com: Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. O conceito dasororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros.

5,755 curtidas, 35 comentários - FORA TEMER (@problematizadores) no Instagram: “Bom dia ”

Não julgue uma mulher pela forma que ela se veste, se porta, o que importa são as competências dela, sua história, e não o que ela veste. Viu uma mana sozinha em algum local? Chegue junto, puxe conversa,crie novas amizades,novas oportunidades,apoie outras mulheres, aconselhe outras mulheres, coopere com outras mulheres, divulgue, indique outras mulheres, defenda uma mulher, lute por uma mulher, incentive uma mulher. 

Se nos juntarmos podemos ir longe, acredite!! 

Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. eu simplesmente amei seu post, é muito importante falar sobre isso e mostrar que mulheres podem sim se unir e apoiar umas as outras.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Eu pelo menos não vejo por este lado mas penso que todos deveriam se unir em prol de uma solução em conjunto.
    Com este post JÁ é um bom início...
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade robson, fico feliz com o seu comentário.

      Excluir
  3. Texto incrível!
    É muito importante falarmos sobre esse assunto até porque em pleno 2018 a mídia ainda não está nos ajudando nisso já que ainda é bem comum encontrar filmes/séries/livros onde tem a tal da rivalidade feminina :/
    Adorei que você usou um gif da série Riverdale que é uma série onde as mulheres se ajudam ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruby infelizmente a mídia não ajuda muito né :/
      hahaha sério? eu não sabia dessa série, vou procurar

      Excluir
  4. Ameiii... Parabéns por falar sobre esse assunto.. nos mulheres tem que sentir-se unida sempre..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você pelo incentivo e comentário <3

      Excluir
  5. Eu adoro o teu trabalho que tu desenvolve nas redes, tu tá de parabéns. <3

    E sobre o post: é que nem tu disse somos criadas assim desde pequenas, todas nós mulheres independente da faixa etária. Nunca gostei disso de concorrência, rivalidade, inimiga e etc, nunca me chamou atenção. E hoje depois de me desconstruir sobre várias coisas e conhecer tantas outras percebi que estava certa. Tem umas mulheres ao meu redor que ainda alimentam a rivalidade, tento ajudar com a desconstrução, mas a mente delas ainda é muito fechada pra isso apesar delas variarem de idade comigo. É desanimador na maioria das vezes.

    Parabéns pelo teu post!
    Beijos

    Mundo de Nati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nati obrigada por sempre está presente aqui no nosso blog ♥
      E desconstruir a rivalidade feminina e algo bem difícil ...
      Mais que estamos lutando contra isso. beijos

      Excluir

• Não serão aceitos comentários grosseiros
• Deixe o link do seu blog ao final do comentário
• Parcerias só em contato

@bloglamoonier

© LAMOONIER • Amor, comportamento e Autoestima – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in