Destaques

Clube Lamoonier

5.4.18

Ei moça, pare de se autossabotar!


Tentei várias vezes escrever e reescrever esse texto, talvez essa seja uma forma de autossabotagem comigo mesma, mas aliás, o que é essa tal de autossabotagem? Procurei no Sr Google o significado de autossabotagem e aqui está: “De acordo com o site de psicologia (www.psicologosberrini.com.br), a autossabotagem é a combinação de sentimentos e pensamentos negativos, acompanhados de comportamentos autodestrutivos”. Vamos simplificar isso? Vamos! Exemplo: Quando algo começa a dar certo, você começa a estranhar, criando uma nuvem de energia negativa em cima , e ai vem à insegurança de que não será capaz de cumprir determinadas coisas, por que afinal de contas, isso nunca da certo com você.

Ou então faz ainda pior, que é permanecer ao lado de pessoas que não tem NADA HAVER contigo, pelo simples fato de você não conseguir ficar sozinha. Bem, é ai que vem os amores tóxicos, as amizades tóxicas, os ambientes tóxicos, porque além de andar com pessoas que não tem nada haver , você também frequenta locais que não tem nada haver com a sua personalidade, locais que você não se sente bem, e adivinha com quem? Isso mesmo, com as pessoas que você mantém  ao lado, como um estepe da solidão.

Umas das outras formas de se autossabotar e deixar para amanha o que você pode fazer hoje, procrastinar. Você tem que fazer, e precisa fazer, mais sempre deixa pra depois, e quando você se da conta está acumulada de coisas não feitas que eram pra ser feitas a um bom tempo, Um falso sentimento de que estamos há caminho de uma meta, mais estamos cada vez mais longe dela. Vai chegar um momento que você não vai mais aguentar viver de mentira, que você vai estar nesses ambientes, ou com essas pessoas, e alguma voz dentro de você vai te dizer “EI FOFAAA, O QUE SE TA FAZENDO DA SUA VIDA?”. Essa voz é você! Você de verdade pedindo socorro, pedindo pela amor de deus, viva quem você é, viva você verdadeiramente.

Mas então, o que fazer para acabar com a autossabotagem? O primeiro passo e identificar essas atitudes em você, você anda se auto sabotando? fazendo questão de continuar em situações que não lhe agradam? Reclama muito e vive culpando todos pela as coisas não dão certo na sua vida? Talvez você esteja se autossabotando miga, mas tenho uma boa notícia, da para acabar com essa autossabotagem, vamos juntas nessa.

FIQUE EM OFF
 GIF
Quando eu digo ficar em off,não é somente da internet ,mais sim de ter um tempo pra você, se desliga de tudo e todos, como se fosse se auto reiniciar. O que te acalma? o que te tranquiliza? faça algo que acalme o seu coração, deis de que não te prejudique claro. Por exemplo: Assistir um bom filme, tomar um chá, escutar uma boa música.

DESABAFE CONSIGO MESMA
work good job GIF by Libby VanderPloeg
Pode parecer meio estranho de inicio e até meio difícil de começar, mais quando você começar não vai querer mais parar. Pegue o bloco de notas do seu celular e grave um áudio desabafando, ou se preferi escreva em uma folha de papel tudo que está sentindo, se quiser divida cada desabafo em blocos, por exemplo (vida amorosa, vida financeira, vida social) como se estivesse desabafando tudo para alguém, mais sim para você mesma. Esse exercício vai te ajudar a enxerga a situação do outro lado, de outra forma, não escute o áudio ou leia o desabafo assim que fizer, espere um dia pelo menos, espere acalma a situação, depois reflita e se der um conselho, vai por mim, e incrível se escutar.

SE CONHEÇA!
Você se conhece? Sabe quem é você de verdade?  Quanto mais você se conhecer, mais difícil vai ser praticar a autossabotagem. Praticar o autoconhecimento é um exercício duradouro e diário, que pode começar hoje mesmo, fazendo uma pequena listinha de suas qualidades e defeitos , se souber reconhecer e conseguir fazer está lista, já está no caminho certo do autoconhecimento.

MEDITE
Existe diversas técnicas no youtube para combater a autossabotagem, até através de auto hipnose ou de meditação. Na Internet há varias formas de evitar o problema e o entender , um exemplo é esse vídeo acima todo maravilhoso. Eu fiz o experimento do vídeo e foi algo muito bom, indico que você  faça também.

PROCURE AJUDE
love myself hug GIF by lillen
O mais aconselhável é sempre buscar ajuda. Um profissional (psicologo, psicoterapeuta), pode te orientar da melhor forma e te mostrar os caminhos certos a seguir, além de identificar o seu tipo de autossabotamento.

NÃO ESQUEÇA DE ME CONTA AQUI A BAIXO O QUE ACHA SOBRE AUTOSSABOTAGEM, BEIJOS!


Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. É estranho parar pra pensar nisso, né? Porque, no fundo, sabemos que é verdade, mas ficamos recusando até dizer chega rs. A gente se autossabota o tempo inteiro, principalmente quando achamos que nunca somos dignos daquilo incrível que está acontecendo. Acho que os pontos que levantou são essenciais, principalmente o autoconhecimento e o desabafo. Precisamos — urgentemente — desobstruir a mente, até porque, esse acúmulo de sentimentos também coopera muito para o assunto em questão. Enfim, gostei demais do teu post ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kelly, os nossos posts foram bem parecidos né? Li no seu blog e você falou de uma certa forma de autossabotagem, que conexão né? hehe ♥

      Excluir
  2. Eu nunca parei pra pensar nessa história toda de autossabotagem? O que eu faço muuuito comigo mesma é procrastinar, e me odeio por isso! Eu estou tentando parar com essa mania feia me controlando, anotando o que eu tenho que fazer, dando prazos para mim mesma!

    O seu post está super legal, Grazi! Cada vez que eu entro aqui vejo o seu blog mais bonito e mais profissional. Parabéns! Todo o sucesso do mundo pra você! :)
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vih também tenho problemas com a procrastinação, essa e uma maneira de autossabotagem sabia? vamos juntas contra essa luta hehe .
      Muito obrigada e todo sucesso pra você também <3

      Excluir
  3. Eu me autossaboto, no quesito de procrastinar e me senti muito mal por isso.
    Quando eu li essa parte do texto eu já me vi, que vou deixando as coisas pra depois e quando vou ver vira uma bola de neve. Mas estou tentando melhorar e se Deus quiser vou conseguir.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, procrastinação e um mal né? passo por isso ..
      Vamos conseguir vencer isso juntas haha

      Excluir
  4. Muito incrível o texto! Eu já tive muito isso de me autosabotar, o que acabou até me trazendo crises de transtorno de ansiedade. Hoje estou bem melhor, só a procrastinação que ainda me pega de vez em quando. E super válidas as suas dicas!Quero reforçar a última: não tenha medo de procurar ajuda, ninguém tem que lidar com nada sozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa juliana, eu fui diagnosticada com a crise recentemente, fico feliz que esteja melhor hoje!
      Ótima dica final, procura ajuda e essencial. beijos

      Excluir
  5. Esse texto é exatamente o que eu precisava ler.
    Às vezes sinto como se não estivesse conseguindo fazer nada ou de tudo estivesse dando errado, e é aí que a auto sabotagem ataca e junto com ela a ansiedade.
    Enfim, seu texto me ajudou muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jessica fico feliz de verdade que tenha te ajudado, estamos juntas!

      Excluir
  6. Sinto que esse post foi pra mim! Sério, tô numa fase em que vivo me sabotando, sem autoconfiança, com a autoestima baixa... Ler tudo isso me ajudou muito! Obrigada por esse post, sério <3

    Sorria sempre :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malu sorria sempre você minha linda hahaha <3

      Excluir

• Não serão aceitos comentários grosseiros
• Deixe o link do seu blog ao final do comentário
• Parcerias só em contato

@bloglamoonier

© LAMOONIER • Amor, comportamento e Autoestima – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in