Destaques

Clube Lamoonier

28.5.18

Quando o ensaio sensual se torna um problema - alerta!


Foto: Lidiane Soares
Fazer um ensaio sensual é uma experiência que todas as mulheres deveriam passar, afinal é um momento de estar em paz com seu corpo e se sentir um mulherão. Sempre recomendo para todas as mulheres passarem por essa experiência única que empodera tanto a gente.
Mas hoje vim falar de uma parte não tão legal disso tudo e que por isso é necessário estar alerta e escolher MUITO bem quem será o profissional que irá fazer esse ensaio, afinal é algo extremamente íntimo.

Já faz alguns dias que vejo relato de modelos que sigo no Instagram denunciando o Fotógrafo Andre Michels.

Quem é essa pessoa?

Ele é um fotógrafo de ensaios sensuais, convida meninas para participar do seu “Projeto X” - que tem esse nome, de acordo com ele, até ser lançado. Esse projeto é de uma revista online, onde as pessoas assinariam o conteúdo e só elas teriam acesso às fotos - essas fotos conteriam desde o Nu Artístico ao Nu Explícito.


Imagens retiradas do Instagram: @andremachielsdenuncia

O que ele faz?

Convida meninas para participar do seu projeto, oferece um cachê simbólico de R$100,00, diz que as fotos serão postadas em um instagram com mais de 300 mil seguidores (o que ajudaria na divulgação das próprias meninas), diz que irá mandar as miniaturas das fotos para elas escolherem, normalmente de 25 a 60 fotos do ensaio (isso varia de acordo com a proposta) e elas terão essas fotos editadas em alta resolução, etc.

O que acontece depois?

Ele NUNCA envia as fotos para essas meninas, ou envia uma pequena quantidade tipo 5 fotos e apenas "enrrola" elas. Além disso, cada menina que ele convida para esse projeto ele manda links com fotos dos outros trabalhos para a pessoa ver e nesses links contém diversas fotos que as mulheres que participaram não sabem da existência. Então ele está usando a imagem dessas mulheres sem o consentimento e muito menos autorização delas, afinal não compriu com nada do acordado. Esta expondo essas mulheres, mandando fotos delas nuas, sem tarja, muitas vezes explícitas!




São muitos, relatos e você pode ver todos eles no instagram @andremichelsdenuncia  . Com as vítimas tomando voz, André desativou o Instagram e outras redes sociais.

Leiam alguns dos depoimentos das meninas que estão postados no Instagram @andremichelsdenuncia e na #andremichelsdenuncia:

“Ele me chamou pro projeto X me ofereceu um cachê símbolico de 100 reais que eu aceitei por achar que podia fazer parceria com um cara que tinha tantos seguidores, me prometeu que as fotos menos sensuais seriam postadas em um instagram com mais de 300 mil seguidores e que isso ia me trazer um retorno legal. Me mandou fotos de alguns ensaios que ele havia feito que eu acreditava ter o consentimento das minas (agora sabemos que não é assim). Me deixou no vácuo no dia do ensaio e nunca me senti tão objetificada e mal em um ensaio. Nunca recebi as fotos editadas, somente com d’agua. Prometeu entregar em dois meses e depois recebi mensagens de outras meninas com minhas fotos nuas.”

"O Michels me convidou para fazer um photoshoot que segundo ele seria uma troca, ele me daria umas 25 fotos e ele teria fotos para o portifólio. No fim eu paguei por mais seis fotos além do combinado e eu não recebi nem metade do acordo até hoje. Há pouco tempo ele estava em Nova York e me chamou pra fotografar de novo. Eu pensei que dessa vez ele pudesse ser mais responsável e dei uma segunda chance. Chamei duas amigas, uma italiana e uma canadense. Fizemos as fotos, várias com poses de dança, tava um frio desgraçado naquele dia, mas mesmo assim depositamos muito da nossa energia naquele momento, como modelos e bailarinas, porque é isso o que a gente faz, nós somos bailarinas. Dois meses depois ele ainda não entregou nenhuma foto, salvo o que ele postou no feed dele, e não responde a nenhuma mensagem. Simplesmente evaporou. Com as fotos que também são fruto do nosso trabalho. O mínimo que esperávamos era ética profissional do fotógrafo e responsabilidade."

Os problemas não param por aí, há muitos relatos de mulheres que foram assediadas por ele virtualmente, visto que mandava snaps pelado, transando com outras mulheres e etc. É até mesmo difícil relatar isso.





Se você é mulher e já passou por uma situação assim com qualquer fotografo, profissional ou enfim o que for: DENUNCIE! Precisamos ter voz e não deixar com que isso ocorra com outras mulheres.

O problema NÃO é fazer um ensaio sensual. O problema NÃO é fazer um ensaio com um homem, Fabricio Garcia é um exemplo de um profissional que tem um trabalho incrível e que respeita 1000% as modelos. O PROBLEMA É NÃO ESCOLHER BEM O PROFISSIONAL.  Então meninas, pesquisem MUITO bem antes de fazerem um ensaio, tenham muito cuidado, busquem referências das modelos e conheçam essa pessoa. Ter seguidores não é o que faz um profissional, fiquem alertas com isso.

Caso queiram ver mais depoimentos estão disponíveis no Instagram @andremichelsdenuncia 
O objetivo aqui não é xingar, atacar nem expor ninguém. O objetivo é alertar as mulheres visto que qualquer uma pode estar sujeita a uma situação assim. 

Infelizmente esse não é o primeiro caso e nem será o último, mas precisamos ter voz e estarmos atentas!



Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

• Não serão aceitos comentários grosseiros
• Deixe o link do seu blog ao final do comentário
• Parcerias só em contato

@bloglamoonier

© LAMOONIER • Amor, comportamento e Autoestima – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in