5 PASSOS PARA SE ALCANÇAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

instagram: _wellber  Twitter: @wellberignacio *** #ilustração #sketchbook #wallpaper #tumblr  #girl #desenho #outfits #sketch #tumblrgirl #girlpower #pink #mind
foto: https://www.instagram.com/_wellber/


Olá meus amados; em uma roda de conversa com amigos, fui surpreendida por uma pergunta que deu origem a minha vontade de escrever esse texto, no caso, era sobre eu ter sempre o controle das minhas emoções e dificilmente me abalar por situações e sentimentos ruins, eles queriam saber como eu consigo ser desse jeito.

Bem, na hora confesso que não me senti feliz com isso, mas também não me senti triste, apenas tive uma outra perspectiva das coisas e respondi da seguinte forma: " Independente do que se estuda ou do momento que você está vivendo, todos nós sentimos igual, talvez, em proporções diferentes, mas são os mesmos sentimentos. O que difere é: o que você faz com aquela percepção? Você continua estourando e sofrendo ou entende e transforma?". Todo mundo ficou em silêncio e logo em seguida o papo saiu daquele foco. Tudo é tão fácil, que você entendendo, transforma todas as áreas da sua vida!

Confesso que nem sempre foi fácil conviver com as minhas emoções, muito menos 
reconhecer e quem dirá transformar. Esse é um processo diário de auto análise que te leva as reflexões mais profundas, e a grande virada de chave é você se entender. Já imaginou se conseguisse manipular as suas frequências, seus sentimentos? O quão seria maravilhoso? 

Tudo o que acontece é porque você permitiu, tudo é uma questão de escolhas.

O chefe chato não iria mais te irritar e você iria trabalhar por sua própria satisfação. Nos seus relacionamentos seria tudo muito mais harmônico e você não seria mais iludida por criações da sua cabeça, até com a família você iria controlar suas vontades e raivas e aceitaria que cada um tem sua jornada, que você só pode ajudar, mas não influenciar. A vida parece um conto de fadas não é?! 

Nossas emoções são essenciais, pois conduzem as maneiras como interpretamos e vivemos a vida, de como tomamos decisões ou até mesmo servem como motivação e força de vontade. As emoções podem nos tornar irracionais, tudo depende da forma que lidamos com sua influência, sendo necessário a inteligência emocional, que nada mais é que o reconhecimento, compreensão e controle das suas emoções, estando também incluso, o quão você compreende do espaço e a emoção do outro.

Para me aprofundar um pouco mais sobre esses conhecimentos, contei com a orientação de um livro do autor Daniel Goleman, intitulado como “Inteligência emocional”. É um livro pioneiro nesse assunto no Brasil e é ótimo, vale muito a pena ler!

Vamos lá, a Inteligência emocional pode ser percebida em três estados: 
illustration blink GIF by Kochstrasseâ„¢

1º: O quanto você precisa para estourar? Essa auto análise é importante para que quando você comece se irritar, saber o ponto certo de re-significar. O errado não é expor opiniões, o errado é se poluir com situações! 

2º: Quanto tempo demora para voltar a si? Fica remoendo aqueles sentimentos? As situações acontecem para que possamos tirar experiências delas, então se acabou e você fica na frequência da raiva por muito tempo, por muitos dias, isso pode acabar se transformando em doença, como depressão e crise de ansiedade. É importante saber que o que fica, nos qualifica, por isso é importante limpar.

3º: Quando você retorna ao seu estado original, quanto tempo demora para que todo esse ciclo aconteça novamente? Se é algo periódico, você precisa se preocupar com seus níveis de stress; ele é o causador de liberação de hormônios, como o cortisol, que afeta o sistema imunológico, fazendo com que a adrenalina aumente as funções cardíacas e deixando o corpo em estado de total de alerta, contribuindo para a insônia e podendo ser causador de AVC, aneurismas e outras doenças. Fora outros hormônios extremamente prejudiciais ao nosso corpo físico, nos deixando em desequilíbrio físico e psíquico.

É normal que algumas situações te levem a lembranças não agradáveis, fazendo com que se desequilibre. Também acontece de você estar trilhando o caminho do autoconhecimento, e acabe se vendo totalmente mal por voltar à estaca zero, se deprimindo, por saber o que deve ser feito, mas não conseguindo desapegar do seu passado. Então para te ajudar nesse processo, pensei em cinco passos práticos para te ajudar, vamos lá:

REGRA DOS CINCO MINUTOS:
Illustration Blink GIF by Kochstrasseâ„¢

A regra dos cinco minutos é uma "técnica" minha, em que basicamente fecho meus olhos, respiro fundo e em nada penso; só busco a paz e as respostas para aquele meu momento de agonia. Faça isso conforme lhe der vontade, (sendo essencial pelo menos uma vez ao dia), isso me ajudou muito a alinhar minha intenção de ser, com o que me propus a ser, que vai de ser a melhor profissional, a melhor comunicadora, melhor filha, melhor pessoa que possa ser para mim, e assim, consequentemente ser aos outros.

No que diz respeito a nossas emoções, precisamos nos conectar com nosso subconsciente, que é a nossa caixinha de “pandora”. Essa conexão com o nosso interior é feito no silêncio, e a resposta nos é dada quando você se empenha a limpar o que há de ruim. Acredite, seu próprio ser irá te responder sobre o que precisa ser apagado.

ESCREVA SOBRE VOCÊ:
angry issa rae GIF

Quando você para e escreve o que balançou seu íntimo naquele dia, você consegue enxergar uma nova história. Aconselho a escrever no momento em que estiver com mais raiva, e ai depois que estiver em sã consciência, leia, você vai se surpreender! Quando estamos com raiva somos o mais idiotas possíveis, e por mais que, possamos estar cheios de convicções de que aquilo tudo era verdade, depois de um tempo enxergamos o erro. Tanto com nós mesmos, quanto aos outros. Portanto, esse exercício é importante para que você tome consciência que sentimentos ruins não constroem nada. Quando acessar essa informação, agradeça por estar conseguindo se auto conhecer e rasgue o papel como se estivesse tirando essa memória de dentro de você, e ai, recomece. Lembre-se; a vida é um recomeço, todo minuto se finaliza e recomeça algo, e de pouquinho em pouquinho você constrói o seu dia.

CARTA DO PERDÃO:
valentines day love GIF by HelloGiggles
Essa técnica eu aprendi no livro “Desbloqueie o Poder da sua mente” de Michael Arruda, é um livro que te leva a um outro nível de percepção. No no meu processo, o mais difícil for me perdoar. Eu sentia muita culpa das coisas que havia feito, das que poderia ter feito e do que permiti que fizessem comigo. Isso me perturbava muito. Toda vez que estava a um passo de uma realização, me lembrava o quanto foi triste a caminhada até ali e acabava me deprimindo. Todos os momentos felizes, no fim, tinham uma pontinha da tristeza dos anos atrás. No processo, me libertei discernindo que precisava excluir, porque toda vez que pensamos, nós revivemos. Nosso cérebro não sabe o que acontece fora e dentro, ou seja, você pensa, você vive e armazena, você vive, você pensa e armazena, nada muda!

Meu momento de basta foi o perdão a mim mesma, (tem texto sobre auto perdão: AQUI), e foi essa técnica maravilhosa que me ajudou. Portanto, escreva uma carta para você, A MÃO, em um momento onde só haja você e mais ninguém, para que não seja interrompida. Não tenha presa, deixe que as coisas venham e ai vai colocando tudo pra fora. Provavelmente você vai ter vontade de chorar e esse é o processo. Você precisa se conhecer, pedir perdão por tudo aquilo que acha necessário. Após a carta, afirme que daqui pra frente todas suas memórias limitantes serão apagadas e que seguirá somente o caminho dos seus sonhos.

Para reflexão: "Se a sua compaixão não inclui a si mesmo, ela é incompleta. Devemos respeitar e amar todas as criaturas deste mundo, pois cada uma existe para estabelecer um equilíbrio na natureza (...) incluindo você! Saiba respeitar a si próprio, ou seja, conhecer as suas limitações e nutrir a sua mente. Cuide de você assim como ama o próximo.". BUDA

CALENDÁRIO DA RAIVINHA:
time calendar GIF by Daniela Sherer
Meu calendário é desses que você ganha no Ano Novo sabe? Nele eu marco todos os dias que me aborreço, e quando comecei a fazer isso, notei que os dias que mais me deixam nervosa, são os que preciso pagar dívidas ou nos períodos pré – menstruais. Criando essa consciência, comecei a me organizar para os pagamentos, algumas coisas até coloquei no débito automático, outras, dei atenção bem antes, para que não excedesse em gastos que depois poderiam me faltar, agora, toda vez que pago fico feliz, pois não me estresso mais. Sobre a TPM, procurei tratamento e hoje tomo florais para o meu humor. Ou seja, quando se organiza e se discerni, tudo fica mais fácil!

REGRA DO AMOR:

valentines day love GIF by sharon-liu.com

“Eu me amo, me aceito e sou grata por ser quem eu sou”, essa é a frase que tenho no quadro no meu quarto e é a primeira coisa que vejo quando abro os olhos de manhã. Quando você se equilibra na lei do amor, se amando e se respeitando, tudo se torna mais leve e você consegue entender que as pessoas são aquilo que foram programadas para ser. Lembra daquela expressão; você dá o que têm? é a mais pura verdade, só esqueceram de completar que pessoas que dão o melhor de si, também atraem pessoas que dão o melhor de si!

A Inteligência emocional é indispensável para nossa qualidade de vida, pois dá sentido à aquilo que estamos vivendo, e para isso, é necessário sermos o marujo do nosso próprio barco, pois um barco sem sentido, navega por onde o mar os leva, igual quando não damos direção a nossa vida e nos deixamos levar por forças, influências e momentos que não são nossos. Quem não cria os seus sonhos, vive o sonho de outras pessoas. Pense sobre essas informações!

Com todo meu amor:

Lua

Nenhum comentário:

• Não serão aceitos comentários grosseiros
• Deixe o link do seu blog ao final do comentário
• Parcerias só em contato

Tecnologia do Blogger.