DEPRESSÃO: APLICATIVOS QUE PODEM TE AJUDAR

Google

Há alguns dias perdi uma colega para a depressão. Não éramos tão próximas, mas tivemos alguns momentos legais, algumas curtas conversas sobre faculdade, trabalhos e cabelos... A notícia de sua morte me pegou de um jeito que não esperava. Principalmente porque como uma pessoa depressiva, consigo captar um pouco o que passou pela sua mente na hora de desistir de tudo e cometer suicídio. Ela desistiu de sua vida e isso dói. Ela não teve autocontrole suficiente para mandar os pensamentos negativos embora e isso dói ainda mais.

Eu tenho depressão e em muitas das minhas crises penso em desistir de tudo. Penso que talvez seria mais fácil. Penso que talvez fosse a única escolha cabível para a agonia, enfim ir embora. Penso em tudo e em nada ao mesmo tempo. Eu entendo a bagunça, eu entendo o vazio, mas quando penso nisso, logo em seguida consigo me auto controlar e mandar esses pensamentos embora. Consigo analisar e entender que não, não vai valer a pena. Aprendi a me controlar quanto a isso e amo viver, apesar de tudo. Saber que ela não conseguiu isso, que a depressão lhe tomou de uma forma imbatível, dói!

Entendo que a depressão tem vários níveis, toma conta da vida das pessoas de formas diferentes e gostaria de ter o super poder de exterminar essa doença do mundo. Como queria. Mas como isso infelizmente não é possível, quero ajudar vocês da forma que puder, seja desabafando sobre meu caso, seja promovendo campanhas, me disponibilizando para uma conversa ou indicando ajuda, como hoje. Sei que em muitos casos, o apoio dos familiares é escasso, que as amizades nem sempre sabem lidar ou identificar e falar é difícil, pedir ajuda é difícil. Então vou listar alguns aplicativos que vocês podem recorrer a qualquer momento, qualquer momento mesmo ok?!

7 CUPS:

Print aplicativo
Ele é um aplicativo gratuito que presta apoio emocional. Os ouvintes são ativos, reais e treinados para aconselhar quem estiver precisando desabar. Eles tratam desde ansiedade, estresse a depressão. Além do chat, que é bem fácil de usar, eles disponibilizam atividades relaxantes, fóruns, vídeos, testes e até sessões com terapeutas especializados. Você pode acessar a qualquer hora, sendo tudo 100% confidencial! A comunicação algumas vezes é em português, outras em inglês, vai de você configurar sua linguagem. Assim que você se conectar, irá abrir uma conversa com a Noni, uma robô que pergunta de onde conheceu o aplicativo, no que quer ajuda e ai te manda a um ouvinte (:


TÁ TUDO BEM?


Print aplicativo
Esse aplicativo foi criado pela Aline Bezzoco, uma jovem do Rio do Janeiro, ou seja, é um aplicativo brasileiro, gratuito e fornece auxilio para prevenção ao suicídio. Ao entrar nele, você vai encontrar várias ferramentas importantes, como informações sobre o tema, espaço de meditação e confecção de listas, como escrever o que tem te feito feliz e suas razões para viver. Logo ao entrar aparece as teclas entrar no app ou “preciso de ajuda”, nesse segundo, ao clicar, será feito uma ligação automática ao Centro de Valorização da Vida (CVV) ou ao contato de emergência que você tenha cadastrado. Também tem a opção de conversar via Chat com o CVV.


COGNI


Print aplicativo
Esse aplicativo tem a funcionalidade de te entregar um relatório sobre seu humor. Digamos que ele serve para você monitorar os seus sentimentos e saber identificar aquilo que te faz, ou não, bem. Ao baixar, ele te pergunta se está logando no aplicativo como terapeuta, psiquiatra, paciente ou estudante da área. Logo em seguida, ele pergunta como está se sentido e dá opções para serem assinaladas, a partir daí, ele mostra um quadro e você precisa responder algumas perguntas, como; o que fez você se sentir de tal forma, qual pensamento teve e que ação tomou. Assim que responder todas essas questões, ele te dará um relatório das suas emoções.


ADDS

Print aplicativo




O nome desse aplicativo já é a sigla de; Apoio ao Diagnóstico de Depressão e Avaliação do Risco de Suicídio. Ele também é um aplicativo brasileiro e te auxilia no diagnóstico de depressão e risco de suicídio. Ele foi criado pelo núcleo de Telessaúde do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio. Ao logar, ele vai pedir algumas informações pessoais e logo após, vai aparecer dois testes, um sobre diagnostico de depressão e outro sobre risco de suicídio. Ao clicar em qualquer um deles, são feitas perguntas que devem ser respondidas com sim ou não, ao fim, ele te dará um diagnóstico sobre seu nível e indicar o que deve fazer a respeito. 

Importante ressaltar que nenhum desses aplicativos deve substituir os tratamentos feitos presencialmente. Portanto, use os como um complemento ou auxilio. Procure um psicólogo ou psiquiatra e ligue ao CVV. Se precisar de um ombro amigo, tente conversar com algum familiar ou amigo, ou se sentir mais confortável, pode me chamar no: Instagram ! Se cuidem ❤

Nenhum comentário:

• Não serão aceitos comentários grosseiros
• Deixe o link do seu blog ao final do comentário
• Parcerias só em contato

Tecnologia do Blogger.