INDICAÇÃO: VÍDEOS DE RELATOS E INFORMAÇÕES SOBRE DEPRESSÃO


Diariamente passo horas assistindo vídeos aleatórios no Youtube. Vejo tutoriais de maquiagem, desafios engraçados, resenhas de livros, aulas de inglês ou só acompanhando os clipes musicais. Passo horas buscando um entretenimento e quanto mais tempo passo lá, mais observo o quando é um meio que reúne muita informação para muitas pessoas com ideias e propósitos diferentes.

É uma fonte inesgotável de conhecimento, claro, se você souber procurar os temas certos. Pensando nisso, decidi pesquisar sobre depressão, um tema que precisamos SEMPRE estar debatendo. Bem, assisti vários vídeos sobre e reuni os que mais gostei para indicar a vocês. Espero que gostem e que tragam reflexões importantes para vocês. 
Obs: O link para assistir os vídeos está no título de cada um.

DORA FIGUEIREDO: VOCÊ TEM DEPRESSÃO?!



Dora descobriu que tinha depressão aos 14 anos e possui uma série de vídeos falando sobre esse tema. Esse vídeo em especifico, publicado ainda em 2018, Dora dá dicas de como você pode identificar se está ou não com a doença.

“Use sua mínima força de vontade, pra encontrar acolhimento e perspectiva. Porque eu sei que os pensamentos que “tão” na sua cabeça agora é que não tem jeito, de que não vai passar, talvez só piore e que ninguém vai te entender. Eu te entendo e muitas pessoas podem também te entender (...)”



Neste vídeo, Jout Jout entrevista uma amiga chamada Stella, uma dançarina incrível que possui depressão. Stella fala sobre seu ponto de vista da doença, como ela entende e lida com suas crises, assim como seu processo de pedir ajuda e falar sobre abertamente para todos que lhe seguem.

" A depressão é como eu me enxergo, não como as pessoas me vêem (...) "

RENATA CASTILHO: SUICÍDIO E DEPRESSÃO!


No vídeo publicado ainda em 2016, Renata fala sobre sua experiência com a doença, tendo síndrome do pânico e confusão mental. Enfatizando que seu intuito ao fazer e publicar este vídeo, não era se vitimar, mas sim, dar destaque a doença que é tão importante e poucas pessoas falam.


“Você tendo uma doença e escutar uma pessoa que nunca teve essa doença falar pra você que tudo vai dar certo, não tem o mesmo valor do que você escutar de uma pessoa que falou pra você que tudo vai dar certo, e essa pessoa já passou por isso, já teve essa doença (...)”

LUCAS MUYLAERT: DOCUMENTÁRIO DEPRESSÃO


Um documentário de 11 minutos que conta com explicações de uma psicóloga chamada Marta Ribeiro, que explica o que é a depressão, quais seus sintomas e tratamento, e também, possui o relato de Renata Mendonça, uma mãe que perdeu sua filha para a doença e de Milena Calassara, uma jovem que convive com a depressão.

“Eu e os amigos dela, sempre interpretamos como jeito dela. O jeito dela alegre, brincalhona, mas as vezes muito mal humorada, umas piadas mórbidas, umas coisas assim, mas a gente sempre achava que era o jeito dela, e talvez já fosse uma erupção, vamos dizer assim, da depressão (...)”

PROJETO VOZES : COMO É ESTAR EM DEPRESSÃO
 


Um documentário / projeto, criado pela Alice do canal “Um beijo na bunda”, que tem o objetivo de auxiliar pessoas que passam pela depressão e não conseguem falar sobre. O vídeo de 26 minutos, possui relato de várias pessoas contando como é possuir a doença, como descobriram e como buscaram tratamento.

“ Se eu pudesse voltar ao meu eu de nove anos e pudesse olhar pra ele e ajuda-lo de algum modo, eu só iria olhar nos olhos dele e dizer: eu sei que o que você sente agora parece que é o fim do mundo e que não tem solução alguma, mas eu só quero que você saiba que eu “to” aqui pra você. Eu “to” aqui caso você precise, de alguém pra conversar, de alguém pra chorar, de alguém só pra passar o tempo, mas você não está sozinho. Eu te amo (...)”

Se você estiver precisando de ajuda, de alguém para desabafar e te orientar sobre a doença, entre em contato com alguém de sua confiança, um profissional da área ou com a Central de Valorização da vida no número:  188 ou no site: AQUI

Nenhum comentário:

• Não serão aceitos comentários grosseiros
• Deixe o link do seu blog ao final do comentário
• Parcerias só em contato

Tecnologia do Blogger.