Todas as ilustrações desse post são da @dina.odess que ilustra cotidianos de casais
Para quem já viveu dois relacionamentos abusivos viver uma relação saudável era o meu sonho ideal de relacionamento. Não fazia ideia de como era ter uma relação de confiança, respeito e cumplicidade, até me ver depois de 3 anos do término do meu último relacionamento vivendo agora uma relação saudável, como lidar com isso? Vamos entender juntas neste Post:

Antes de escrever aqui eu queria ter certeza que finalmente estava em uma relação ok, depois de muitas reflexões, muitas sessões de terapia, me convenci que estou sim em uma relação saudável, isso não significa que o meu relacionamento atual seja perfeito, tem brigas, desentendimentos, mas nada que uma boa conversa (sempre com respeito) não resolva.

Isso também não significa que eu não me sinta insegura, que eu não sinta medo de está sendo enganada ou que eu não sinta ciúme é acabe reproduzindo algumas atitudes abusivas que fizeram comigo, tento me policiar ao máximo mas são padrões que eu estava infelizmente acostumada, não é do dia para a noite que isso vai mudar, então, muito obrigada há você, meu namorado por compreender isso e ter paciência! Mas vamos aos sinais comprovadíssimo que você está em um relacionamento Saudável (não perfeito por que nenhum é)


1-  TEM RESPEITO
Em um relacionamento saudável nunca haverá desrespeito, xingamentos, insultos, gritos.. Não tem! Por que além da pessoa te respeitar,como você deve ser respeitada, isso também mostra que ela se respeita, sem dúvidas respeito é a base de um relacionamento.

2- TEM INCENTIVO
Quando você está dentro de uma relação abusiva o comportamento “comum” do abusador é te colocar para baixo, ao invés de te incentivar em algum projeto ou sonho ele vai fazer você acreditar que não pode realizar algum sonho, projeto ou realização. Quando está dentro de um relacionamento saudável tem incentivo de ambas as partes, o seu parceiro vai te incentivar e te ajudar nos seus sonhos projetos e metas.

3- TEM CONVERSA
Vocês conversam sobre todos os assuntos, o foco nunca é o problema do outro, ele te escuta, te compreende, não te julga, diferente de uma relação abusiva que dificilmente o seu parceiro não tem "tempo" para te ouvir e quando vai conversar ou desabafar sempre te julga de alguma forma.

4- TEM ELOGIO
Em um relacionamento saudável, por mais que o seu parceiro não goste de cabelo curto, não goste de batom vermelho ou não goste de determinada coisa que faça o seu estilo, ele não vai te obrigar a não usar, e vai, até mesmo te elogiar, colocar sua autoestima para cima fazendo elogios que te valorizem, quando não é através de palavras e por ações, é só observa como ele olha para você quando você está se arrumando.. simplismente amor mana, é saudável!

5- TEM LIBERDADE
Aqui está a chave de tudo, você tem liberdade para fazer o que bem entender, sair com amigas, mexer no seu celular sem medo e preocupações, ter um tempo só seu, por que está dentro de uma relação não significa perder sua individualidade, liberdade de ser quem você é.

Vai por mim, é muito bom se sentir amada, toda mulher merece ser sentir amada, se permita a isso! <3 font="">